Histórico do PPCIS
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS), vinculado aos Departamentos de Sociologia, Antropologia e Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UERJ é um programa interdisciplinar de ensino e pesquisa com nota 5 na CAPES. Criado como Mestrado em 1994 e oferecendo o Doutorado desde 1999, o PPCIS vem recebendo, ao longo desses anos, alunos de formação acadêmica diferenciada e provenientes de várias regiões brasileiras. Desde sua criação, a marca do programa foi a opção por uma perspectiva interdisciplinar, visando a articulação e o diálogo entre as três principais áreas que formam o campo das Ciências Sociais: Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Essa orientação percorre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de incentivar e promover a combinação de métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos.
O projeto acadêmico do PPCIS se traduz em um desenho institucional que busca produzir um diálogo intelectualmente produtivo entre os campos de conhecimento nas Ciências Sociais, sem deixar de reconhecer a crescente e inevitável especialização observada nas últimas décadas. O programa busca proporcionar aos seus estudantes uma sólida formação disciplinar, ao mesmo tempo que os estimula a perceber e explorar os ganhos resultantes da abordagem de um mesmo problema por diferentes campos de conhecimento. Assim, os alunos formados no PPCIS obtêm um diploma de Mestre ou Doutor em Ciências Sociais, mas durante sua trajetória de estudos podem optar pela concentração em uma das áreas disciplinares. Ao mesmo tempo, a estrutura curricular dos cursos procura estimular a interlocução entre as diferentes áreas, favorecendo a variação de perspectivas intelectuais e a multiplicidade dos pontos de vista disciplinares. Dessa forma, desde o momento da sua criação, a aposta do PPCIS foi orientada pela convicção de que as diferentes áreas das Ciências Sociais devem se comunicar, permitindo a formação e produção de um conhecimento capaz de compreender e interpelar o mundo social de um modo mais complexo.
Ao longo de sua existência o PPCIS tem passado por reelaborações, buscando sempre uma melhor maneira de traduzir na prática universitária sua proposta interdisciplinar. Atualmente, se estrutura em quatro linhas de pesquisa, em torno das quais se articulam docentes, discentes, projetos de pesquisa e demais atividades acadêmicas: 1) Artes, Imagem, Cultura e Intelectuais nas Ciências Sociais 2) Cidade, Religião e Resistência 3) Família, Gênero, Emoções e Gerações 4) Cidadania, Violência, Estado e Políticas Públicas. Cada linha de pesquisa reúne profissionais de diferentes campos disciplinares, visando estimular a cooperação entre docentes e discentes de diferentes áreas de conhecimento. As linhas de pesquisa do programa têm alcançado reconhecimento acadêmico e visibilidade nacional e internacional, firmando intercâmbios, convênios, parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais de importantes instituições de ensino e pesquisa. Exemplos desse reconhecimento são dois projetos contemplados pelo Programa de Internacionalização da CAPES, o CAPES PRINT, que o PPCIS abriga.
Todos os docentes do PPCIS atuam também no curso de graduação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais (ICS), oferecendo semestralmente disciplinas nesse nível. Além disso, cabe destacar que a maior parte dos docentes do PPCIS desenvolve atividades de extensão a partir de vínculo com um dos laboratórios existentes no ICS, muitos deles contando adicionalmente com a participação de colegas de outras instituições de ensino e pesquisa, algumas internacionais.
No âmbito da difusão científica, o PPCIS edita a revista Interseções – Revista de Estudos Interdisciplinares, um periódico científico quadrimestral, cujo objetivo é divulgar artigos, ensaios, conferências, dossiês, entrevistas e resenhas baseadas na interdisciplinaridade das Ciências Sociais. Sua linha editorial acompanha a proposta de formação do programa, recebendo contribuições das três áreas bem como de áreas afins que estabeleçam diálogos com autores e conceitos das Ciências Sociais. A revista foi avaliada como B1 no Qualis periódicos da CAPES.
Presentemente, o PPCIS conta com a participação de 32 professores, sendo 22 permanentes e 10 colaboradores.