Prêmios
Menção Honrosa no Concurso Nacional “José Murilo de Carvalho” de teses e dissertações da Associação Brasileira de Estudos de Defesa – 1ª Edição, 2024.
“Do outro lado dos muros: Um estudo sobre os crimes sexuais cometidos nas Forças Armadas brasileiras”, tese de Tatiana dos Santos Araújo, defendida em 2023 sob orientação de Prof. João Trajano de Lima Sento-Sé (orientador) e Profa. Maria Celina D’Araujo (coorientadora).
Primeiro lugar no Prêmio de Antropologia e Direitos Humanos 2024 da Associação Brasileira de Antropologia na categoria Mestrado:
A luta pela democracia: moralidades, práticas e limites na magistratura criminal fluminense, trabalho resultante da dissertação de Geana Neumeyer Cardoso Benfeita, defendida em 2023, sob orientação da Prof. Paula Mendes Lacerda.
Primeiro lugar no Prêmio Pierre Verger 2024 da Associação Brasileira de Antropologia na categoria desenho etnográfico
Fazer-cidade-em-rodas: uma (etno)grafia desenhada sobre os usos e sentidos atribuídos aos carrinhos nas práticas socioculturais em um mercado público paraibano, trabalho de João Vitor Velame realizado entre 2021 e 2022, sob orientação de Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (orientador) e Maria Raquel Passos Lima (coorientadora).
Prêmio CAPES de Tese 2020 da área de Sociologia:
Figurações Primitivistas: Trânsitos do Exótico entre Museus, Cinema e Zoológicos Humanos, tese de Marina Cavalcante Vieira, defendida no ano de 2019, sob a orientação do professor Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque e coorientação da professora Britta Lange
Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2018 da área de Sociologia:
Deodoro: formas de governo para uma “região olímpica”, tese de Frank Andrew Davies, defendida no ano de 2017, sob a orientação da professora Lia de Mattos Rocha
Prêmio CAPES de Tese 2013 da área de Sociologia:
Os modos de vida na cidade: Belterra, um estudo de caso na Amazônia Brasileira, tese de José Carlos Matos Pereira, defendida no ano de 2012, sob orientação da professora Márcia da Silva Pereira Leite