Logo PPCIS PPCIS - Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais

Idiomas

GRUPOS E NÚCLEOS DE PESQUISA

Os núcleos e grupos de pesquisa compõem a Oficina de Ensino e Pesquisa, conectando a graduação e a pós-graduação. A maioria deles está inserida no PPCIS e é responsável pelas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Os núcleos e grupos de pesquisa contam com apoio das agências de fomento (Faperj, CAPES, CNPq e FINEP) por meio de projetos e bolsas, e de bolsas de extensão e de iniciação científica (UERJ).

Laboratório de Análise da Violência (LAV)

Coordenação: Doriam Borges
Professores associados: João Trajano Sento-Sé, Ignácio Cano e Eduardo Ribeiro
Informações: www.lav-uerj.org

Objetivos: a) formação de pesquisadores na área de violência, segurança pública e direitos humanos, através de cursos, seminários, palestras e grupos de estudo; b) realização de pesquisas especializadas, incluindo avaliações de políticas públicas; c) participação no debate público sobre estes temas, divulgando informações qualificadas e integrando diversos foros; d) prestação de serviços a instituições diversas (ONG’s, órgãos públicos, organismos internacionais, etc.). O Laboratório está vinculado à Linha de Pesquisa Violência e Políticas Públicas.


Núcleo de Estudos da Religião (NUER)

Coordenação: Profª Dr Joana Bahia (Depto de Antropologia, PPGHS/PPCIS) e Profª Dr Janine Targino (Depto de Sociologia).
Informações:
Instagram: @nuer.uerj

O NUER articula pesquisa, ensino e extensão no campo dos estudos da religião, e está vinculado à Linha de Pesquisa CIDADE, MEIO AMBIENTE, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELIGIÃO do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. As pesquisas entrelaçam o tema da religião com os da cidade, etnicidade, movimentos sociais, política; temas mais amplos como conflitos e migrações; e também novas formas de espiritualidades e tecnologias espirituais. Ele oferece um suporte físico e institucional que permite manter, organizar e ampliar o seu acervo, incorporando os dados das pesquisas afim de criar um centro de documentação de alto nível e qualificação sobre o tema Religião no Brasil. Realiza eventos, debates, seminários, workshops e cursos sobre o tema religião e movimentos sociais que divulguem as pesquisas sobre o tema, dando visibilidade aos estudos e pesquisas realizados pelo PPCIS.
Presta assessoria sobre o tema religião e movimentos sociais a órgãos públicos, religiosos, ONGs etc. Possui duas linhas de pesquisa: Antropologia das Religiões Afro-brasileiras e Grupos de Estudos do Cristianismo.


Núcleo Pró-Ilhéus

Professores Associados: Myrian Sepúlveda dos Santos e Patrícia Birman

Desde 1999 são desenvolvidos projetos na Ilha Grande (Angra dos Reis, RJ), onde a UERJ possui um campus. Destacamos entre eles, uma análise sobre a violência inerente ao antigo sistema penitenciário, bem como estudos sobre questões recentes que envolvem ecologia, religião, turismo e violência. Os projetos envolvem as populações locais, ONGs e órgãos públicos. Pesquisa e extensão agregam bolsistas de graduação e pós-graduação. O site “Ilha Grande Humanidades” tem por objetivo disponibilizar trabalhos acadêmicos produzidos na área de ciências sociais/humanas referentes à Ilha Grande.


Estudos do Cristianismo

Coordenação: Cecília Mariz

Este grupo de pesquisas está inserido no Diretório de pesquisas do CNPq. Ele estabelece um campo inter-regional de pesquisa e discussão acadêmica sobre o cristianismo, reunindo pesquisadores do Rio de Janeiro (UERJ, UFRJ, UNIRIO e UFRRJ) e do Nordeste (UFPE e UFPB). Desenvolve um trabalho de extensão universitária através do Fórum de Debate sobre Política Patrimonial e Religiões.


Museu Afro-Digital Rio

Coordenação: Myrian Sepulveda dos Santos.

O Museu Afrodigital Rio trabalha com os temas da memória e da questão racial e com recursos de imagem. A iniciativa faz parte de uma rede nacional, com estações nas Universidades Federais da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. O sítio digital criado, com suporte da UERJ, tem por objetivo disponibilizar arquivos e criar exposições, democratizando o saber e descentralizando formas de conhecimento através da construção de uma nova linguagem e da promoção do diálogo entre aqueles que procuram refletir sobre os vínculos entre Brasil e África, bem como sobre a relevância das práticas afro-brasileiras na vida cotidiana da cidade do Rio de Janeiro.

Informações: http://www.museuafrodigitalrio.org


Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Culturais (INARRA)

Coordenação: Clarice Peixoto e Marcos Albuquerque
Professores associados:Paulo Jorge Ribeiro, Luiz Fernando Almeida Pereira e Mariana Leal Rodrigues (Unirio)
Informações: http://www.inarra.com.br

O Inarra está inscrito no Diretório de Pesquisa do CNPq desde 1994. Focaliza seus objetivos no campo da antropologia audiovisual, web, arte e performance. Estimula as pesquisas cujos temas abordem a produção, circulação e recepção da imagem, da arte e de práticas culturais em seus diversos campos. Atua na pesquisa, ensino e extensão e está vinculado à Linha de Pesquisa Arte, Imagem e Cultura. Os Seminários do Inarra são realizados anualmente e já consagrados no panorama da antropologia visual brasileira e latino-americana.


CIDADES – Núcleo de Pesquisa Urbana

Coordenação: Lia de Mattos Rocha
Informações: https://www.cidades.uerj.br
Professores associados: Marcia Leite, Maria Josefina de Sant’Anna, Paula Lacerda, Patricia Birman e Sandra Carneiro.

Criado em 2014 e inserido no Diretório de Pesquisas do CNPq, o objetivo do Cidades é produzir conhecimento sistemático e original sobre os fundamentos e efeitos sociais de dinâmicas de ocupação, produção, sociabilidade, participação, conflito e resistência da/na cidade, com especial atenção para o Rio de Janeiro – mas não apenas. Compreendemos as cidades como nós para onde convergem, entrecruzam-se, anulam ou potencializam-se diversas linhas de força, sendo campo profícuo para a análise dos temas candentes de nossa sociedade. Adotando uma perspectiva multidisciplinar, desejamos incorporar também alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores de outras instituições.


Núcleo de Estudos Quantitativos (QUANTIDADOS)

Coordenação: Dorian Borges
Professores Associados: Ignacio Cano, Eduardo Ribeiro, Maira Covre-Sussai, Clara Araújo e Doriam Borges

Quantidados é um banco de referências de dados agregados com ênfase nos aspectos socioeconômicos e demográficos do estado do Rio de Janeiro. O núcleo constitui-se como um investimento nas análises baseadas em survey e no diálogo entre metodologias de abordagens econométricas e qualitativas, desenvolvendo atividades de extensão, e tendo como referência as políticas de planejamento e intervenção direta nos campos temáticos de desigualdades e diferenças nas práticas sócio-políticas.


Núcleo de Estudos em Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero (NUDERG)

Coordenação: Maira Covre-Sussai
Vice Coordenação: Clara Araújo

Professores associados: Clara Araújo, Doriam Borges, Eduardo Ribeiro, Moema Guedes, Waleska Aureliano e Roberta Nicoletti
Informações: http://nuderg.blogspot.com.br/

Criado em 2006, ele tem por objetivos estabelecer um diálogo teórico e empírico entre os temas da desigualdade de gênero e suas diversas faces contemporâneas. O Núcleo foca, especialmente, em problemáticas tais como Família, Política, Cidadania e políticas públicas e Violência, congregando estudantes de pós-graduação, de graduação, professores e pesquisadores da UERJ e de outras instituições. O NUDERG integra o Diretório de Pesquisa do CNPq. A interface com a extensão universitária se dá com a promoção de cursos e seminários. A Jornada de Estudos de Gênero congrega estudantes, pesquisadores profissionais de diversas áreas.


Observatório da Presença Indígena (OPIERJ)

Coordenação: Marcos Albuquerque

O OPIERJ tem o caráter pedagógico de fornecer a pesquisadores de todas as modalidades acadêmicas e idades, dados e informações factuais e atualizadas sobre a presença indígena ontem e hoje no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de projeto de pesquisa e extensão para desenvolver um site específico em parceria com o grupo PROINDIO/UERJ, criado em 2015.


Arte Cultura e Poder

Coordenadores: Maurício Barros de Castro e Myrian Sepulveda dos Santos

O grupo de pesquisa foi formado em 2008, com apoio do CNPq, e reúne projetos interdisciplinares voltados para as relações entre práticas artísticas, literárias e culturais e a constituição do poder.


Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Educação

Coordenação: Helena Bomeny
Professores associados: Raquel Emerique, Luiz Fernando Almeida Pereira, David Soares e Eduardo Ribeiro.

Criado em 2016 e cadastrado no CNPQ reúne atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem os seguintes objetivos:  1) desenvolver estudos que abranjam diferentes dimensões da relação entre as Ciências Sociais e a Educação, com ênfase no contexto brasileiro, mas não apenas neste; 2) investigar os processos sociais, econômicos e políticos implicados na formação (inicial e continuada) e na inserção profissional de bacharéis, licenciados e especialistas em Ciências Sociais; 3); promover pesquisas sobre o campo educacional formal (sistemas escolares em todos os níveis de formação) e informal; 4) promover estudos sobre aspectos históricos, pedagógicos, metodológicos e curriculares do ensino das Ciências Sociais na Educação Básica no Brasil e em contextos internacionais.


Grupo de Estudos sobre Família Contemporânea – GREFAC

Coordenação: Waleska Aureliano
Vice-Coordenação: Andrea Moraes (ESS-UFRJ)
Professores associados: ​Clarice Peixoto, Clara Araújo, Maira Covre-Sussai, Myriam Lins de Barros, Maria das Dores Machado (ESS-UFRJ), Elaine Brandão (IESC-UFRJ) e Maria Luiza Heilborn (IMS-UERJ)

O GREFAC é um grupo de estudos interinstitucional inserido no Diretório de Pesquisas do CNPq. Tem como objetivo promover debates sobre família e gerações , gênero e sexualidade de forma a incentivar as pesquisas sobre práticas e comportamentos das relações familiares.


Grupo de Estudos sobre Família Contemporânea – GREFAC

Coordenação: Waleska Aureliano
Vice-Coordenação: Andrea Moraes (ESS-UFRJ)
Professores associados: ​Clarice Peixoto, Clara Araújo, Maira Covre-Sussai, Myriam Lins de Barros, Maria das Dores Machado (ESS-UFRJ), Elaine Brandão (IESC-UFRJ) e Maria Luiza Heilborn (IMS-UERJ)

O GREFAC é um grupo de estudos interinstitucional inserido no Diretório de Pesquisas do CNPq. Tem como objetivo promover debates sobre família e gerações , gênero e sexualidade de forma a incentivar as pesquisas sobre práticas e comportamentos das relações familiares.