Logo PPCIS PPCIS - Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais

Idiomas

Os ativismos pela democratização da mídia no Rio de Janeiro

Marina de Freitas Garcia – Doutoranda, PPCIS-UERJ

Este ensaio, produzido em 2015, apresenta imagens dos ativismos em prol da democratização da mídia no Rio de Janeiro. As fotografias selecionadas denunciam a produção e o monopólio dos conglomerados midiáticos brasileiros e reivindicam uma nova dinâmica de comunicação e informação. A crítica aos meios de comunicação se integra à pauta da regulação da mídia.

No Brasil, os serviços de TV e rádio abertos são majoritariamente concessões a conglomerados midiáticos representados por pequenos grupos/famílias. O caráter privado daquilo que é público revela a ausência da pluralidade de vozes, a diversificação de programações, a regionalidade e aspectos politico-culturais que ferem princípios constitucionais de liberdade de expressão e comunicação.

Todavia, não é o recorte na unidade legislativo-constitucional que caracteriza esse ensaio fotográfico. Aqui, os atores são jovens produtores, jornalistas independentes, coletivos comunitários, midiativistas e militantes das organizações sociais, unidos na Luta pela Democratização da Comunicação Social no Brasil. Requerem reconhecimento dos grupos sociais que partilham sentimentos de desrespeito, de injustiça e de negação do direito à comunicação. O tom é a dimensão sensível do cotidiano, desconsiderada pela política institucional alheia às dinâmicas diárias da vida e às novas propostas de intervenção social. A contrapartida é a criação de estratégias de enfrentamento e de soluções coletivas para gerir e distribuir suas próprias produções artístico-culturais e suas atuações políticas no espaço público – nas favelas da Maré, Acari ou na região central do Rio de Janeiro – na luta por outro modelo de Comunicação Social.