Logo PPCIS PPCIS - Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais

Idiomas

INTERCÂMBIO

Nacionais

O PPCIS tem parcerias com as universidades UFRRJ, UFRJ, UFRGS, UFJF, UENF, UFF, UNIRIO, ENCE e UFPE para a realização de pesquisas conjuntas, organização de seminários e congressos. Desenvolve, também, projetos com a colaboração e participação de instituições de pesquisa nacionais como o IPEA e o IBGE, e com órgãos públicos como a Secretaria de Políticas para Mulheres, a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Além destes, o Programa firmou cooperação com o Instituto de Estudos da Religião (ISER), o Observatório de Favelas e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No plano estritamente acadêmico destacamos o acordo DINTER-Capes com a Universidade de Montes Claros.

 

Internacionais

O PPCIS mantem um conjunto significativo de intercâmbios internacionais, o que se reflete na formação de redes e na cooperação entre pesquisadores para a promoção de atividades acadêmicas. Entre os convênios firmados ressaltamos:

  • Convênio com a Faculdade de Ciências Sociais da Vrije Universiteit Amsterdam (VUA), Holanda, estimulando o intercâmbio de pesquisa e ensino entre professores e alunos das ciências sociais da VUA e da UERJ e de três universidades brasileiras (UFMG, UFRGS, UFPE) no âmbito do Programa Paulo Freire. Destacamos publicações em coautoria de professores do PPCIS (Cecília Mariz) e da VUA (Marjo Theije). O convênio estimulou a participação docente e discente em encontros internacionais.
  • Convênio com a Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”, coordenado por Maria Josefina Gabriel Sant’Anna e Dario Sousa e Silva (PPCIS) e Enzo Rossi (Tor Vergata). Os produtos dessa parceria expressam-se no livro publicado em Roma, organizado pelos coordenadores do convênio, e nos seminários organizados no Brasil e na Itália. Em 2015 o PPCIS recebeu, na qualidade de pesquisador visitante, o professor italiano Giuseppe Ricotta.
  • Convênio com o Centro de Estudos Sociais/CES, da Universidade de Coimbra, do qual participa a professora Myrian Sepúlveda dos Santos, envolvendo o campo temático de patrimônio e cultura. Os produtos dessa parceria expressam-se nos artigos publicados em conjunto por Myrian Santos (PPCIS) e Paulo Peixoto (CES); nos seminários do grupo de pesquisa Arte, Cultura e Poder e em intercâmbios entre professores e alunos, como bolsa sanduíche de doutorado e o estágio pós-doutoral de Myrian Sepulveda dos Santos e Maurício Barros de Castro.
  • Acordo de cooperação com o Centro de Estudos Latinoamericanos do Pentecostalismo (PPCIS, UFRJ e Wilfred Laurier University of Canadá desde 2011.
  • Acordo de cooperação com o International Social Service Survey-ISSP para a realização da pesquisa “Família e mudança do papel de gênero”, com aporte comparativo internacional.
  • Projeto de cooperação internacional Brasil/África do Sul “Social Cohesion: the missing link in overcoming violence, poverty and inequality, Internacional Development Research Center.
  • Edital CNPq/CPLP de cooperação internacional com países de língua portuguesa – “A Igreja Universal do Reino de Deus, os direitos humanos e a prosperidade”. PPCIS, ICS/Universidade de Lisboa e Universidade Agostinho Neto.

 O PPCIS participa da Cátedra Sergio Vieira de Melo, que envolve várias unidades da UERJ em parceria com a Cáritas e a ACNUR-ONU. O PPCIS é o responsável pelo mapeamento dos refugiados alojados no Rio de Janeiro. Posteriormente, esse mesmo levantamento será ampliado para todo o território nacional.

 A visibilidade do Programa e os esforços de internacionalização também são atestados pelo sistema de cotutela firmado com algumas universidades.

École des Hautes Études en Sciences Sociales
– Elise Capredon
De 06/2009 a 11/2016
Orientadora (UERJ) – Patricia Birman
Orientador (EHESS) –
– Valentine Carneiro
De 07/2017 a 08/2018
Orientadora (UERJ) – Clarice Peixoto
Orientador (EHESS) – Nathalie Heinich
Universidade de Paris Ouest Nanterre La Défense
Ana Paula Alves Fernandes
De 06/2014
Orientadora (UERJ) – Myrian Sepulveda dos Santos
Orientadora (Nanterre) – Idelete Muzart Fonseca dos Santos
Universitá Della Calabria – UNICAL
Gustavo Di Santo
De 03/2016
Orientadora (UERJ) – Cecilia Loreto Mariz
Orientador (UNICAL) – Matteo Marini
Universitá Degli Studi di Milano-Bicocca
Laura Squillace
De 12/2016
Orientador (UERJ) – Ignacio Cano
Orientador (UMilano) – Carmen Leccardi