Logo PPCIS PPCIS - Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais

Idiomas

Seleção de Bolsista Doutorado Sanduiche e Pós-Doutorado

O PPCIS, em parceria com a ENCE/IBGE, foi contemplado no edital 21/2022 da CAPES do programa PROBRAL com o projeto “Aspects of post-Covid-19 Brazilian demographic dynamics based on 2022 Demographic Census data”.
 
No âmbito do projeto, nossas/os estudantes e egressos poderão concorrer a duas bolsas de doutorado sanduíche e uma bolsa de pós-doutorado a ser realizado no Max Planck Institute for Demographic Research em Rostock/Alemanha .
 
As bolsas serão concedidas no âmbito do PROBRAL, programa que apoia projetos de pesquisa desenvolvidos em conjunto entre grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa. O programa é resultado da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Para maiores informações sobre esse edital do PROBRAL acesse o link a seguir: 
https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/18042022_Edital_1681234_Edital_21.22.pdf e o Edital em anexo.

Este projeto tem como instituição principal a Escola Nacional de Ciências Estatísticas da (ENCE/IBGE), por meio do Programa de Pós-graduação em População Território e Estatísticas Públicas; e instituições associadas a UERJ, por meio do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) do ICS/UERJ, e o Max Planck Institute for Demographic Research em Rostock/Alemanha . Os alunos selecionados terão a possiblidade de cursar disciplinas ofertadas no programa de doutorado da International Max Plank Research School for Population, Health and Data Science (IMPRS-PHDS).

Para esta chamada, atentar-se-á para propostas que contemplem os seguintes objetivos do projeto:

– analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na mortalidade e fecundidade em diferentes grupos socioeconômicos em nível nacional no Brasil em uma comparação com países de alta renda.
– estimar e corrigir, por meio de novas metodologias demográficas, os óbitos por COVID-19 subnotificados em populações de pequenas áreas.
– analisar e comparar políticas públicas que visavam mitigar o impacto da pandemia de COVID-19 na dinâmica populacional do Brasil e de países de alta renda.