Linhas de Pesquisa
1. PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, IMAGÉTICAS E INTELECTUAIS
Esta linha de pesquisa agrupa pesquisadores cujos objetos de interesse são as formas de produção intele1ctual e artística. Os projetos estão organizados em torno de três eixos: a) produção, circulação e recepção da imagem, da arte e de práticas culturais em seus diversos campos. O foco destes estudos está nas formas de expressão cultural e as relações sociais em contextos específicos, evidenciando disputas e conflitos, bem como as suas potencialidades heurísticas no campo das ciências sociais; b) análise dos intelectuais e da educação, com ênfase nos estudos sobre trajetórias de cientistas e formulação de políticas públicas nas áreas de cultura, educação e ciência e tecnologia. Nesses projetos, a reflexão se amplia com a interface das ciências sociais com a literatura, a política, biografias e educação; e c) pesquisas de natureza bibliográfica sobre as vertentes da teoria social e do pensamento social brasileiro, focadas exclusivamente na arquitetura conceitual formalizada em textos de diferentes tipos: sociológicos, antropológicos, políticos, filosóficos, literários, etc.
Docentes associados: Aline Gama, Clarice Peixoto, Helena Bomeny, João Trajano Sento-Sé, Marcos Albuquerque, Maria Claudia Coelho, Maria Raquel Passos Lima, Paulo D’Avila, Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro, Ronaldo Oliveira de Castro, Valter Sinder e Vinicius Kauê Ferreira.
2. CIDADE, MEIO AMBIENTE, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELIGIÃO
Esta linha de pesquisa agrupa projetos e pesquisadoras interessadas nos problemas sociais urbanos e nos agenciamentos de seus habitantes para contorná-los, tendo como unidade metodológica a pesquisa etnográfica. Os projetos englobam três eixos principais: a) a gestão política e moral de territórios e populações, buscando entender como as práticas estatais operam por meio de instituições, agentes da administração pública e dispositivos de gestão. Inclui-se aqui o estudo de questões socioambientais decorrentes da implementação de grandes projetos de desenvolvimento; b) associações e práticas religiosas em suas várias interfaces com agências estatais e não governamentais no cotidiano da cidade e no espaço público, a partir de suas redes de ação social e suas dimensões expressivas, bem como a transnacionalização religiosa, com particular atenção para religiões afrodiaspóricas; e c) resistências, resiliências e persistências protagonizadas por agentes em situações de assimetrias sociais, organizados em diferentes formas de associação ou não.
Docentes associados: Cecília Mariz, Joana D’Arc do Valle Bahia, Lia de Mattos Rocha, Marcia Leite, Maria Raquel Passos Lima, Paula Mendes Lacerda, Patrícia Birman e Sandra Maria Corrêa de Sá Carneiro.
3. FAMÍLIA, GÊNERO, EMOÇÕES E GERAÇÕES
Esta linha reúne pesquisadores que abordam, tanto sob uma perspectiva etnográfica quanto sob uma orientação metodológica quantitativa, dois eixos de temáticas tradicionalmente associadas à dimensão privada da vida individual: a) as relações entre cultura, subjetividade e emoções, examinando os limites e possibilidades de construção das emoções como um objeto de estudo das Ciências Sociais. Os projetos exploram a dimensão emocional de fenômenos de duas ordens: aqueles ligados à vida privada, tais como experiências de saúde/doença, ao corpo e às relações familiares, e àqueles ligados à esfera pública, tais como o engajamento em movimentos sociais e as formas da vitimização; b) as transformações e os comportamentos familiares e seus reflexos intergeracionais, bem como estudos sobre sexualidade e as relações sociais de gênero. Família, geração, gênero e sexualidade são tratados tanto como base de identidades sociais quanto como eixos de formas contemporâneas de desigualdades.
Docentes associados: Clara Araújo, Claudia Barcellos Rezende, Leonardo Silveira, Maira Covre-Sussai, Maria Claudia Coelho, Paula Lacerda, Vinicius Kauê Ferreira e Waleska Aureliano.
4. CIDADANIA, ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Esta linha tem como fio condutor o interesse pelos temas da cidadania e da representação, tratados sob um conjunto de angulações teóricas variado. Os projetos nela abrigados concentram-se em torno de duas temáticas principais: a) violência, desigualdade e análise de políticas de segurança pública, com foco nos fatores que concorrem para a incidência de diferentes modalidades de violência e para o acesso socialmente diferenciado a direitos. Há especial interesse na análise de políticas nacionais e internacionais focadas para o campo da redução da violência em suas diferentes expressões, para a qualificação da segurança pública e para a ampliação do acesso a direitos; e b) mídia, formação de opinião pública e representação política. São desenvolvidas investigações sobre processos de construção de agendas com ênfase nos estudos das mídias e esferas públicas de formação de opinião, investigando-se a formação de grupos de interesse e de identidade para a composição de agendas no âmbito da representação política. Há especial interesse nas casas legislativas estaduais e municipais, bem como a observação das movimentações dos diferentes grupos de minorias tais como mulheres, negros, moradores de periferia, etc.
Docentes associados: Clara Araújo, Doriam Borges, Eduardo Ribeiro, Fernando Lattman-Weltman, Ignácio Cano, João Trajano Sento-Sé, Maira Covre-Sussai, Paulo D´Avila e Roberta Soromenho Nicolete.